Viciados no Facebook

Posted by on outubro 28, 2014 in TEXTOS EXTRAS

Viciados no Facebook

Reza a lenda que cinco minutos no Facebook se transforma em horas e horas de procrastinação nos afazeres diários, sejam eles no trabalho, na tarefa de casa ou no compromisso do dia-a-dia. Você tem controle sobre o seu feed de notícias ou é ele quem tem controle sobre você?

A intenção é apenas conferir as novidades nas publicações e dar um check nas notificações que apareceram em vermelho na barra superior do Facebook. A partir dali uma bola de neve se forma, isso porque você confere as inbox, logo abre o chat da rede social, encontra aquele amigo online, conta aquela novidade, compartilha uma foto, abre um link de notícia… Logo começa a navegar em outros sites, mas sem perder a atenção do que está acontecendo no Facebook.

O que acontece depois? Logo você viu que os cinco minutos se passaram mais de pressa do que você imaginava. Isso atrasou a entrega do trabalho, do projeto ou do compromisso. Logo você sente aquela necessidade de conferir o que está sendo comentando na rede social. Quem não escuta aquela perguntinha repentina do “Você viu a publicação naquela página do Facebook?” ou “Te mandei uma inbox, confere lá!”.

Calma! Você não é o único que está se identificando com esse texto. É verdade! O número de pessoas que passa diariamente por esses momentos é maior do que você pode imaginar. Você sabia que existe um aplicativo para o seu navegador que bloqueia todas as informações do seu feed de notícias? Assim ele controla o que você vai ver ou não na rede social.

Em que ponto chegamos, não é mesmo? Não encontramos mais o próprio controle sobre uma rede social. É preciso recorrer a um aplicativo, para que ele ajude a filtrar as informações que distraem e tiram o foco do seu dia.

Quem diria que uma rede social teria tanto poder sobre uma pessoa. Mas o que faz dela algo tão atrativo que seja preciso conferir a cada 10 minutos? Uma busca por informações? Medo de perder os acontecimentos no mundo ou no ciclo de amizade?

Se desconecte e descubra que você pode se surpreender. A vida também acontece do lado de fora do Facebook, só é preciso redescobrir. Os acontecimentos estão na vida real, somente depois é que eles chegam ao Facebook. Você já parou para pensar nisso?

Qual o seu nível de dependência com a sua conta no Facebook? Será que não chegou a hora de rever a importância do seu tempo gasto com uma única rede social?

Share

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *